quinta-feira, 7 de abril de 2016

Quando o Muro não é a solução mais ética...

Queridos, 

como já devo ter relatado, nosso terreno é em um condomínio fechado e isso implica no fato de termos vizinhos nas duas extremidades laterais do terreno. Dito isso temos que avaliar todas as possíveis viabilidades para delimitar nosso lote levando algumas variáveis em conta:



1 - Não pode ser um muro alto: 
Se não me engano, nossa convenção interna diz que a altura deve ser de, no máximo 1,5 metros;

2- Não pode estragar a harmonia estética da casa e condomínio em geral:
Combinar o muro com o restante da construção é tão essencial quanto combinar o conjunto da obra com todo o condomínio;

3- Vamos ter Cachorro?:
Provavelmente sim. Então temos que pensar em termos uma divisa que não permita que o DOG passe para a casa do vizinho sem ser convidado;


Quais seriam as possíveis soluções?

Seguem as sugestões:

Muro Verde:

 Respeitando a altura permitida, o muro verde nos parece uma opção muito bonita, pois VERDE é sempre bom! 
O problema todo é que dá uma manutenção gigante! Numa residência onde o marido (EU) é o "faz tudo", ter uma cerca viva seria um belo adicional nas tarefas de fim de semana. Podar, varrer e irrigar são algumas das missões que terei se optarmos por tal solução.


Muro em vidro: 

Nada Barato, o muro em vidro é esteticamente muito sofisticado e clean. A verdade é que Limpar vidro acho que é tão mais difícil do que manter uma cerca viva. A transparência gera falta de privacidade e eu preservo um pouco isso. Diria que a maior vantagem seria o tempo de implementação, pois fica pronto em dois a três dias e diria que a maior desvantagem seria um conjunto entre custo ($$$) e manutenção de limpeza.






Muro em alvenaria:

Isola demais e não combina com a proposta do condomínio. Além de feio , minha opinião, custa cara e demora para construir, sem contar que todo ano pedirá uma pintura. 



3 comentários:

  1. Das opções dadas, acho lindo a cerca viva. Imagino o trabalho que dá mante-lá, mas a que trairia menos trabalho é a alvenaria.

    Uma opção, se me permite, tem as cercas de madeira ou ferro. Não pense na quelas tradicionais, tem opões lindas e modernas (pena que não consigo colocar foto).

    Abraços
    Thaís XAvier

    Ahhh, te indiquei lá no meu blog, depois vai lá conferir, espero que goste.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Thaís, essa é a real vantagem quando compartilhamos nossos conhecimentos... havia me esquecido de opções como estas que você citou. Realmente existe muita beleza em um cercado trabalhado em madeira ou em ferro... vou procurar opções e posto aqui para discutirmos. bjo

    ResponderExcluir