sexta-feira, 18 de março de 2016

O que fazer para aproveitar o espaço do terreno?


Gente amiga,

sabe quando você tem aquela falsa noção das coisas? Aquela água fria que te enxarca e frustração? Pois é.... isso que se sente quando você começa a montar o quebra-cabeça e descobre que num lote de 285m² não vai caber a casa dos seus sonhos, o jardim dos seus sonhos, a piscina dos seus sonhos...etc!

O que fazer?

Bom, é chegada a hora de DOSAR...  é necessário dosar as proporções de todos estes seus sonhos para que todos eles caibam nesses (no meu caso) 285m².

E tem como?

TEMMMMMM SIMMMMM :)

Aqui vão algumas dicas:


JARDINS VERTICAIS:

São COOL, práticos e muito bem vindos quando o problema é ESPAÇO. Jardins verticais ficam muito bem tanto na área externa quando na interna da casa. Além de estarem super na moda eles se integram facilmente aos ambientes, proporcionando charme e beleza, além do bem estar e saúde que as plantas proporcionam à nossa saúde.

Na foto acima, que visualmente me agrada muito, me preocupa o fator manutenção, visto que as plantas liberam material (folhas, galhos, insetos, etc...) e isso me parece redobrar o trabalho de quem vai tratar da piscina (EU). A solução que eu vejo para o projeto desta foto? Eu recuaria o fim da piscina e teria, junto ao piso do muro verde, uma mureta baixa para o propósito de reter os resíduos antes do contato com a piscina.



PISCINA:

Ter uma piscina que harmonize com o pouco pátio que temos é uma tarefa difícil, mas como eu não gosto de praia (acreditam?) e Ela ama um bom banho de sol, ter piscina é obrigatório! Obviamente que como o custo não é irrelevante, a construção da tal piscina vai ficar para bem mais além, mas ainda assim será executada.
Nem grande demais que conflite com o espaço que temos e nem muito pequena a ponto de ser confundida com uma banheira. Acho que integrando a piscina com o jardim verde o aproveitamento fique bacana. Comentando sobre esta foto, gostei muito do astral daqueles nichos para vasos e do painel de madeira.



CHURRASQUEIRA NA ÁREA GOURMET INTEGRADA A CASA:

Ponto muito delicado, a escolha do posicionamento da churrasqueira já deve ter sido responsável por muitos divórcios. Fiquem tranquilos que este não será nosso caso! Minha noiva ama a integração que um bom churrasco proporciona para a família e amigos, apesar de ela não ser muito fã de carne (aquela tampinha bem passada da picanha e da fraldinha ela manda bem).

O posicionamento da churrasqueira em anexo à área gourmet, além de integrar bem a utilidade dos ambientes, ajuda no problema dos espaços, visto que não seria necessário o planejamento de uma possível edícula (edícula mataria nosso espaço livre de terreno). Nossa tentativa será a de integrar bem a churrasqueira e a cozinha da casa, fazendo com que tudo vire uma boa área gourmet e que integre bem as reuniões de família e amigos.


2 comentários:

  1. Que blog maravilhoso.
    Sua casa vai ser linda!!! (e gigante rss)
    Estou acompanhando aqui para não perder as novidades.

    Thaís Xavier

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Thais... "gigante" é a sua gentileza! abraço.

    ResponderExcluir